segunda-feira, 28 de março de 2011

Manifestação Artística pelo Teatro Grande Otelo

terça, 29 de março
10:00 - 14:00

Teatro Grande Otelo
Avenida João Pinheiro, Bairro Aparecida
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil


Levem suas cores, sons, cantos e movimentos.
Vamos dar vida a esse espaço esquecido por nosso governantes!




Nossa iniciativa justifica-se em função da importância de preservarmos a memória cultural do uso desse espaço, fruto do esforço de muitos cidadãos em proveito do desenvolvimento cultural e artístico da região. Trata-se de uma localização estratégica e de fácil acesso à população, construída pelo esforço de várias pessoas e instituições da sociedade civil e do poder público, e que consideramos importantíssima para a democratização do acesso à cultura em Uberlândia. Esta reivindicação surgiu em função do pronunciamento público da atual gestão municipal anunciando a demolição do prédio que leva o nome do mais ilustre artista cênico de nossa cidade, e encontra-se desativado há anos. Tendo o prédio sofrido sérios processos de degradação, solicitamos que sua reforma seja executada com ampla participação dos setores culturais em suas decisões, tanto no que diz respeito à memória imaterial do local, quanto sua destinação após a reforma, a fim de salvaguardarmos que ele sirva novamente às necessidades da classe artística atual.
O Movimento Cultura Uberlândia é uma iniciativa voluntária, apartidária e autônoma de artistas, estudantes, produtores culturais e demais indivíduos comprometidos com a ampliação e democratização das políticas culturais em Uberlândia, mobilizados pela preservação de nossa memória e patrimônio material e imaterial.
O Teatro Grande Otelo, antigo Cine Vera Cruz, é ponto importantíssimo de promoção e acesso à arte e à cultura em nosso município. Sua desativação traz prejuízos incalculáveis à população e ao desenvolvimento cultural da cidade e região.
A magnitude artística de Grande Otelo e o reconhecimento internacional deste ilustre cidadão uberlandense, justificam sobremaneira que o Município se empenhe em investir na imediata reforma e reativação do Teatro que leva seu nome, de modo que naquela mesma esquina do antigo bairro Operário, onde também se situa a praça e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, fique consolidada um referencial histórico-cultural de Uberlândia.
Nesse sentido, acreditamos que a reativação do teatro deverá, além de levar o nome do artista Grande Otelo, contar com um acervo permanente que mantenha viva e acessível sua memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário