segunda-feira, 21 de março de 2011

ATA 005/2011

DATA: 15/03/2011
INÍCIO: 
TÉRMINO: 

Presentes:
Ana Reis
Aline Romani
Breila Zanon
Calvino Vieira Junior
Fernanda Bevilaqua
Gastão da Cunha Frota
Luana Magrela
Luiza Guedes
Maíra Rosa
Uílson Júnior
Ricardo Alvarenga
Samuel Giacomelli
Saunders Rodrigues
Tássio Lopes
Wellington Menegaz


Informes sobre estratégias de mobilização frente a questão do grande Otelo , e aos representantes junto a prefeitura Municipal para o acompanhamento das obras de reforma , bem como na apresentação de propostas neste processo. Debate sobre a forma de organização desta comissão via audiência pública, partindo dos pressupostos de uma maior articulação e embasamento em torno de argumentos comuns. Nesse sentido, Gastão pediu esclarecimentos e Aninha fez um apanhado histórico sobre toda a questão do  teatro Grande Otelo, Gastão colocou a importância de um laudo também histórico e não apenas pautado por questões técnicas, buscando resgatar a memória do espaço. Buscar tanto a consolidação do laudo técnico, bem como a elaboração de um “laudo” histórico cultural que contemple a importância do valor de uso do espaço conservando partes do prédio. Calvino levantou  Questão jurídica do laudo, sugestão de interdição do espaço  que implica na possibilidade de reforma , pensar em relação a estrutura, observar questão do Plano Diretor do município para evitar perder área de espaço de construção, importante ressaltar também que Cultura em termos jurídicos não se relaciona apenas com arte mas toda a produção intelectual e de costumes de todo um povo , bater martelo sobre a não demolição e reforma do espaço. Tombamento dificuldade pelo tempo do processo o que pode levar a queda e posterior demolição do prédio. Formação dos grupos de trabalho, não podem ser apenas direcionados a questão do Grande Otelo, em primeira instância foram elaborados os seguintes GT’s:  1:  GT de busca pelo tombamento histórico cultural do Grande Otelo , ( Marília – Luís Humberto , Aninha Reis)  -  2 : GT jurídico , busca com Calvino Roberta, ao Gilmar Machado Encaminhamento -   3: Gt Comunicação: Breilla, Samuel, Tássio,   4: Gt trabalho laudo técnico de estrutura e arquitetônico ( Paulo Rais , Uilson , Plínio , Lu de Laurentz? )  Gt. Mobilização: Aline (abaixo-assinado). Além desses GT’s o grupo passa  a estruturar seus grupos de trabalho , GT Mapeamento e pesquisa – ( Breila , Tassio , Maíra , [colaboração Uilson] ... ).
Conversa com Gilmar Machado, Possibilidade de Reconstrução, Pedido de tombamento em paralelo.



Gastão - investir na memória do lugar tombamento histórico por uso. Propostas para gestão, acesso, uso, formação de público. Cobrança permanente
Ana- Outros lugares, artistas e públicos carentes de espaço cultural.
Fernanda- Cobrar onde está a aparelhagem de som, iluminação e toda estrutura do espaço.
Gastão – Cobrar todo um plano para cultura em Uberlândia. Propor um processo, mesmo que a longo prazo, de formação cultural.
Calvino- Procurar ifrm
Tassio
Aline
Aninha - Laudo estadual dos arquitetos


Fotos de Luana Magrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário