terça-feira, 25 de outubro de 2011

Reunião MUDI - Movimento Cultura Uberlândia *ESPECIAL MUSGO

Pátio do Bloco 5O -Campus Sta Mônica
10 de novembro - às 18h

PAUTA:

- Ação Teatro Grande Otelo
- Projeto que “dispõe sobre a utilização de espaços públicos para fins artísticos culturais”
- Realização de Conferencia Municipal de Cultura
- Informes Gerais


A reunião vai acontecer dentro da Programação Festival MUSGO de Artes Integradas.

O Movimento Cultura Uberlândia é uma iniciativa voluntária, apartidária e autônoma de artistas, estudantes, produtores culturais e demais indivíduos comprometidos com a ampliação e democratização das políticas culturais em Uberlândia, mobilizados pela preservação de nossa memória e patrimônio material e imaterial.
O nosso lema é “Juntos para debater, multiplicar, reivindicar, propagar a cultura e a arte nas suas diversas linguagens, territórios e possibilidades”.
Diante disso, cobramos a reforma do Teatro Grande Otelo. A nossa luta foi reconhecida pelo Ministério Público, e atualmente, uma liminar exige a colocação do telhado do prédio.

Além disso, apresentamos uma proposta que alterava a composição do Conselho Municipal de Cultura. Esta proposta foi aprovada por unanimidade, e o CMC no próximo ano será composto por 10 representantes, sendo um de cada área, sociedade indígena; cultura afro-brasileira; dança; teatro; música; artesanato e design; audiovisual; artes visuais; comunicação social e novas mídias; literatura e leitura.

Ainda podemos trabalhar com frentes que fiscalizem os recursos públicos para a Cultura. Dentre esses recursos podemos citar o acompanhamento da LOA, LDO, sempre tentando construir um orçamento participativo na cidade.

Retomamos, assim, a idéia da cultura como um direito dos cidadãos e um processo social de conquista de autonomia, ao mesmo tempo em que se ampliam as possibilidades de participação dos setores culturais na gestão das políticas culturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário