sábado, 12 de março de 2011

Ata Reunião Movimento Cultura Uberlândia

05 de Março de 2011

Presentes:
Aline Romani
Aninha Reis
Angie Mendonça
Breila Zanon
Clara Bevilaqua
Fernanda Bevilaqua
Saunders Rodrigues
Uilson Fernandes

Avaliação da Manifestação realizada pelo MuDi em repúdio ao descaso das autoridades com relação ao Teatro Grande Otelo, ocorrida no dia 03 de março no Carnaval à Moda Antiga saindo da Pç. Coronel Carneiro e indo até a Pç. Clarimundo Carneiro. Pontuamos que a manifestação não obteve a força política desejada, devido à chuva intensa que reduziu os participantes e boicotou a entrega do material impresso elaborado pelo grupo, faltando algo como uma faixa, que enfatizasse a mensagem pretendida. Por outro lado, a manifestação demarcou presença frente aos funcionários e representantes da secretaria de cultura que conheciam de antemão as intenções do movimento e da manifestação. Nesse sentido, ficou como encaminhamento a confecção de uma faixa plástica com o ditame: Adeus Meu grande Otelo Adeus – MuDi. Foi mencionada a possibilidade de cobrança sobre o destino conferido aos equipamentos de iluminação e som do Teatro Grande Otelo, informação que poderia ser fornecida pelos responsáveis.
Rediscutimos o atual estado do Teatro Grande Otelo e a possibilidade de solicitar outra avaliação de órgãos competentes para confirmar a real necessidade de demolição. Aline confirmou a informação da existência da lei municipal que impede a construção de teatros sem estacionamento próprio, que inviabilizaria a reconstrução do Teatro Grande Otelo naquele local. Diante disso, pontuamos a necessidade de garantir que o espaço do teatro que será demolido seja destinado a uma função cultural, pelo qual precisaremos de mobilização e exigência de compromissos para com a população.
Como encaminhamento, ficou delimitado a criação de um documento que contemple a exigência da construção de um novo Teatro Grande Otelo numa área acessível da cidade bem como a garantia de que no espaço atual seja construído um Espaço Cultural que atenda a demanda dos artistas e grupos locais para ensaios, oficinas e aulas, criação e manutenção de um acervo do Grande Otelo e pequenas apresentações para a população de forma acessível. Foram sugeridos os seguintes nomes para o espaço: Espaço Cultural Operário, em referência ao antigo nome do Bairro Aparecida (Bairro Operário) e Espaço Cultural Sebastião Bernardes de Souza Prata, nome de batismo do Grande Otelo, sendo este último preferido pela maioria dos presentes.
Saunders expôs todo o desenrolar do distrate do convênio apresentado pela secretaria de cultura no dia 03/03/2011 e o convite da secretária para a formação de uma comissão do MuDi para discutir com o prefeito e arquitetos o destino do Teatro Grande Otelo. O grupo apresentou sugestões de nomes para compor a comissão: Paulo Rais (contato Uilson) , Calvino (contato Aninha) , Luis Humberto (contato Saunders), e os integrantes do MuDi: Saunders, Aninha, Uilson Júnior, Fernanda e um representante do Goma. Contato com os convidados até quinta feira (dia 10) a fim de apontar uma reunião com toda a comissão.
Na sequência, foi pontuada a necessidade de formulação de uma nota de repúdio pelo ocorrido na presença do MuDi na Câmara Municipal, para ser enviado a todos por e-mail até quarta e protocolado enquanto documento público na Câmara Municipal na quinta pela manhã.
Questão do Código de Postura está em andamento (Aline assegurou que pode contribuir com o aviso no dia em que for votada a emenda). Nesse sentido, foi colocada a necessidade de se criar uma lista de telefones do grupo para contatos rápidos. Aline colocou que esta questão está no trâmite da câmara Municipal, nesse sentido se faz necessária a mobilização de todos no dia da votação da emenda.
Saunders levantou a necessidade de não se esquecer da questão da arena aberta no parque do Sabiá esperando apenas o retorno do projeto pedido a Belo Horizonte, bem como o projeto mencionado por Samuel.
Outro ponto é a Lei Municipal de Fomento a Cultura, que não pode ser deixada de lado, ficando delimitado que as opiniões e sugestões do texto devem ser feitas por e-mail de discussão do grupo.
O grupo apontou a necessidade da realização de reuniões quinzenais, definindo de antemão as seguintes datas: dia 15 de Março às 10hs no anfiteatro do Bloco 5O (UFU - Santa Mônica) e dia 02 de abril às 10hs no Studio UAIQDança (Rua Felisberto Carrejo, 386, Bairro Fundinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário