sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ATA 001/2010 – I FÓRUM DE TEATRO DE RUA DE UBERLÂNDIA

A Trupe Tamboril de Teatro , convocou diversos grupos, trupes e coletivos da cidade de Uberlândia que se reuniram no dia 11/11/2010 às 17:00 horas no anfiteatro A do Bloco 5O do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, durante a segunda edicação do Festival Musgo no I Fórum de Teatro de Rua de Uberlândia , estiveram presentes no mesmo os grupos/ artistas abaixo relacionados:





Presentes:
Breilla Zanon
Maíra Rosa

Saunders Rodrigues
Luana da Silva Lourenço
Emiliano Freitas
Lucas Mendes
Alba Jacobina
Deivid Ferreira
Samuel Giacomelli
Ana Reis Nascimento
Vinícius de Castro
Ávner Silva
Débora Bernardes
Bianca Lima
Victor Maciel
Talles Lopes
Natália Oliveira
Daniel vieira
Uilson Fernandes
Grupos:

Teatro No Mi
Anjos da Alegria
Trupe Tamboril
Coletivo Teatro da Margem
Nucleo Platô
Circo da Vida
Goma Cultura
Palco Fora do Eixo
Cia Crua


O fórum foi aberto pelo produtor e ator da Trupe Tamboril de Teatro Uilson Júnior Fernandes que agradeceu a presença de todos os artistas e grupos , na sequência foi exibido  o documentário intitulado o Grande Palco de Adma Antunes , Elaine Santos e Luana Piva. Na sequência , Uilson Júnior deu início aos trabalhos do fórum , abrindo a palavra a todos presentes , informando que o objetivo do Fórum é justamente colocar os grupos/artistas que desenvolvem seus trabalhos no espaço urbano da cidade de Uberlândia  em contato direto, sem nenhuma perspectiva de hierarquização mas buscando por meio de uma maior articulação e organização em torno de lutas comuns, principalmente em torno da realização de um festival de teatro de rua , e da discussão sobre a cobrança em torno do uso dos espaços públicos para apresentações de teatro, dança , circo e performances . 

O primeiro a fazer uso da palavra foi Saunders Rodrigues do Teatro No Mi que informou sobre o histórico de seu grupo em torno de reivindicações junto a Secretaria de Cultura principalmente em torno da questão da cobrança do uso do espaço público. Saunders informou que a secretaria de cultura apoia a causa , entretanto não depende dela a efetiva liberação do uso do espaço público, dado a questões burocráticas implicadas neste processo, principalmente por se tratar de uma Lei Municipal carecendo neste sentido de um profundo estudo. Saunders informou ainda sobre a necessidade de um posicionamento dos grupos teatrais de Uberlândia em torno da elevação da taxa cobrada pelo uso do Teatro Rondon Pacheco , além de explicar sucintamente sua participação no interior do Fórum permanente de Teatro da ATU da Associação de Teatro de Uberlândia, em torno da demora do início das obras do Teatro Grande Otelo, explicando a complexidade do problema e colocando a importância de uma maior mobilização dos grupos presentes em torno desta causa.

 Na sequência Luana do Teatro No Mi apresentou a importância dos grupos presentes em assumir um compromisso em torno destas causas comuns, detalhando alguns pontos em torno da questão da liberação dos usos dos espaços públicos estarem relacionados com a secretaria de Serviços Urbanos e não com a secretaria de Cultura , o que dificulta e cria um maior trâmite burocrático para este assunto específico. Luana ainda colocou sua constante tentativa frente a câmara municipal , de colocar o projeto de Lei retirado da rede brasileira de Teatro de Rua, e adaptado pelo teatro No Mi para apreciação da casa, sendo necessária uma articulação efetiva dos grupos interessados para facilitar o andamento do mesmo . 

Samuel Giacomelli membro do Coletivo Teatro da Margem e do Núcleo Platô e representante do Palco Fora do Eixo e do Conselho Municipal de Cultura na área de Artes Cênicas, explicou sucintamente que o objetivo principal do PFE é justamente colocar os artistas interessados em participarem das atividades propostas pelo Circuito Fora do Eixo em circulação, promovendo um maior intercâmbio entre os grupos interessados. Com relação a realização do festival de teatro de rua, Samuel propôs que fosse um festival de artes de rua , aberto a todas as artes que possuem relação direta com a cidade. Falou ainda sobre a importância da mobilização da classe artística e da criação de uma rede de comunicação e colaboração entre os agentes culturais da cidade aproveitando a iniciativa do Movimento Cultura Uberlândia. Além disso, sobre a necessidade da criação de uma nova chapa para concorrer a proxima eleição da diretoria da Associação de Teatro de Uberlândia (ATU), considerando a importância da continuação da gestão de Susylene Feoli que fez um trabalho importantíssimo de fortalecimento dos projetos criados pelas gestões anteriores, propiciou a aproximação da classe as atividades da mesma, ainda dando base ao Fórum Permanente de Teatro e ao Movimento Vamos ao Teatro Grande Othello. 

Daniel do Circo da Vida, explicou sucintamente as atividades desenvolvidas por seu grupo, sempre tendo como foco principal o circo enquanto ferramenta social de transformação , convidando a todos para o I Festival de Circo do Triângulo mineiro, a ser realizado entre os dia 09 e 12 de dezembro deste ano na lona – espaço cultural do Circo da Vida no bairro Roosevelt. 

Talles do Coletivo Goma, reinterou a importância de ações como a do Fórum para a cultura uberlandense, enfatizando inclusive a importância da ATU neste processo . dado ao histórico da instituição, usando inclusive como exemplo a falta de uma associação deste porte na área musical, sendo a ATU  importante ferramenta para a concretização dos projetos colocados no fórum, ressaltando a importância desta articulação para o desenvolvimento da cultura em nosso município 

Ana Reis artista independente e participante do Núcleo Platô, explicou sucintamente o início do movimento cultura Uberlândia inicialmente criado no Facebook, e ressaltou a importância deste espaço para discussão de alguns pontos que fortaleceriam a cultura em nosso município, tais como uma maior abertura do Fórum de Dança para a sociedade e mesmo algumas questões pertinentes da lei municipal de incentivo a cultura. Ana Reis defendeu ainda a importância das expressões artísticas que se dão em espaços alternativos , sendo necessária uma maior articulação dos grupos para uma efetiva valorização destes artistas. Ressaltando a legitimidade estética , que não visa a agradar determinadas classes ou ideologias e colocando neste sentido o papel transgressor da arte. 

Vinícios da Cia Crua , colocou a importância de que essa legitimidade estética do teatro de rua e dos artistas que desenvolvem performances no espaço urbano , sem nenhum pré-conceito estético, ou mesmo valoração de sua expressão , remarcando a liberdade criadora da arte quando esta faz uso do espaço urbano.

ENCAMINHAMENTOS DO FÓRUM

Criação de um grupo de discussões via Google Groups e de um blogg on-line. ( Responsável: Avner Andrade - Goma)

Articulação dos grupos na construção do Projeto do I Festival de Artes de Rua. ( Saunders Rodrigues, Samuel Giacomelli e Uilson Júnior)

Articulação dos Grupos em torno de proposta coletiva para a questão de manifestações artísticas no espaço Urbano.

Participação de todos no I Fórum de Circo do Triângulo Mineiro

Próxima Reunião, avaliações e andamentos  (apontamento de data)
Dia 16 Quinta ás 17:00 hs Local a confirmar.

Um comentário:

  1. Lembrando que o I Fórum de Teatro de Rua foi uma iniciativa promovida pela Trupe Tamboril durante o 2º Festival MUSGO de Artes Integradas ! Só pra deixar registrado... ;)

    Breilla Zanon

    ResponderExcluir